Os biofilmes contaminantes da água por meio da matéria orgânica. São compostos por associações de bactérias e algas que crescem em superfícies.
Nossa Linha Profissional Oxy atua no combate dos biofilmes sendo um excelente produto por manter as características independentes da temperatura da água ou do pH.
Sendo esse o maior diferencial tecnológico em relação ao Cloro convencional.
Podemos observar essas comunidades microbianas em chuveiros, torneiras, banheiras, piscinas, copos mal higienizados, nos dentes...popularmente conhecido como "limo". Também ocorrem em caixas d´água, reservatórios e tubulações.
Usualmente se desenvolvem em ambientes estáticos, úmidos e quentes, com baixa concentração de biocidas (ou cloros). A falta de higiene desses locais são de alto risco de contaminação e disseminação de doenças.
Para se ter uma ideia, o local de maior concentração de bactérias em sua casa é no chuveiro...pois é quente e estático onde o cloro convencional não tem eficácia.
Os biofilmes em sistemas de abastecimentos se tornam um problema de saúde pública devido à presença dos microorganismos Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Legionella, Mycobacterium que são notadamente conhecidos por provocar graves doenças infecciosas e epidemias como as infecções do trato urinário, infecções dos ossos e articulações, infecções da pele, infecções intestinais, infecções abdominais, infecções do sistema nervoso central, entre outras infecções sistêmicas monitoradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A resistência microbiana é um grave problema mundial, estando associada ao aumento do
tempo de internação, dos custos do tratamento e das taxas de morbidade e mortalidade dos pacientes.
O uso indiscriminado e incorreto dos antimicrobianos e biocidas ineficazes é reconhecidamente um importante fator de risco para o aparecimento e a disseminação de doenças.
A estratégia ainda mais eficaz de controle de desenvolvimento de biofilmes é a higienização periódica de reservatórios e de Caixa D’Água, com finalidade de remover resíduos e células de microrganismos de superfícies, remediando o processo.
Para isso é necessário aplicar tecnologias que, ao mesmo tempo, retire as incrustações inorgânicas metálicas e consequentemente a matriz polimérica extracelular do biofilme.
Com a desestabilização e remoção da barreira protetora, a solução biocida age com mais eficiência na eliminação do restante dos microrganismos ali contidos.
Ficou com alguma dúvida sobre como nosso produto remove os biofilmes?
Por favor, entre em contato conosco. Nossos consultores terão o prazer em atendê-lo.
Comments