Como afeta o meio ambiente e a vida das pessoas nas cidades? Como lidar com a ansiedade climática e com as recentes crises sanitárias. Quais práticas podem ajudar a manter uma resposta gerenciável e construtiva diante desses desafios?
pela Equipe Técnica da OxHydro Saneamento
19 de Maio de 2024
Os fenômenos meteorológicos extremos serão cada vez mais frequentes, como inundações e incêndios florestais, até ao aumento das temperaturas. Estes produzirão invernos assustadoramente amenos e verões terrivelmente quentes, com efeitos quase impossíveis de ignorar.
Ansiedade e sentimentos (como desespero, tristeza e raiva) sobre esse impactos podem manifestar-se de várias formas, muitas vezes muito desafiantes. Por isso recomendamos buscar pessoas e movimentos com ideais afins que abordem uma questão relacionada ao clima ou ao saneamento que seja importante para você. Você pode começar pesquisando organizações locais que compõem a Rede de Ação Climática ou verificando listas de muitas outras organizações relevantes em todo o mundo.
Em nosso Instituto, voltado para ações de resiliência climática e sanitária, encontramos diversos relatos de sensações crescentes de desamparo e desespero em relação aos efeitos das mudanças climáticas. Nossos colaboradores se preocupam com os impactos mais amplos da intensificação das ondas de calor e das secas. Também com as fortes tempestades e a ideia de que tais eventos se tornarão mais frequentes e destrutivos. Imagens noticiosas de enchentes e tempestades devastadoras em todo o mundo enchem nossos seguidores de uma sensação por vezes generalizada e incapacitante, o que alguns chamam de “eco-paralisia”.
A recente tragédia do Rio Grande do Sul mostrou que, apesar da inação de políticas públicas e gabinetes de crise para as questões climáticas e sanitárias, um fato ficou evidente: o povo brasileiro é extremamente solidário e humanizado à medida que trabalham em conjunto. Veja nesse link as diversas formas de ajuda que você pode auxiliar o Rio Grande do Sul nesse momento.
"Nosso grupo doou 200 galões de 5 litros, total de 1.000 litros da linha Oxy para o tratamento emergencial de desifecção de água para o RS: 3 tampinhas de nosso produto para cada 100 litros de água são suficientes para poder usar essa água para beber e cozinhar."
O atendimento dos impactos das alterações climáticas e sanitárias, os avanços relacionados ao bem-estar pessoal até o estado do planeta e o próprio futuro da existência humana devem seguir o mesmo ritmo de evolução.
Por isso que a OxHydro tem como ideal o Saneamento e Inovação: Inovar é preciso e a tecnologia é uma grande aliada do saneamento básico no mundo todo. Cuidar das pessoas em todo o mundo, do estado dos ecossistemas e do bem-estar de outros seres vivos reflete o respeito pela vida e pela interconectividade.
A ausência de um saneamento adequado se relaciona diretamente à proliferação de doenças. Essa condição se acentua em eventos de extremos climáticos. A destinação inadequada do lixo e a falta de tratamento de água e do esgoto aumentam o contato com inúmeros agentes perigosos para a saúde. Doenças com maiores incidências devido à exposição a ambientes sem saneamento são leptospirose, disenteria bacteriana, esquistossomose, febre tifoide e cólera. Mas não são só elas que preocupam. Novos vírus podem se aproveitar de rotinas inadequadas de higiene e colocar em risco a vida da população mais vulnerável.
O saneamento inovador e inteligente é umas das principais aliadas nesse enfrentamento.
A OxHydro desenvolve uma série de ações em busca da inovação, que está em sua cultura empresarial e em sua estrutura organizacional, estimulando a criação, adoção e difusão de soluções com foco na geração de valor.
Entre elas, inclui os desifectantes da Linha Oxy de alta performance, que garantem a desinfecção da água de forma biodegradável por meio da nanotecnologia do dióxido de cloro e dióxido de silício. Além disso, a OxHydro incentiva a busca por soluções cada vez mais avançadas e eficientes.
Siga nosso perfil para acompanhar toda a nossa inovação.
Comments